Subsídio de desemprego será pago mais cedo

Início > Notícias RH > Subsídio de desemprego será pago mais cedo

Objectivo é pagar o subsídio logo no mês seguinte ao desemprego

Fonte: Diário Económico

 

O Governo quer antecipar o pagamento do subsídio de desemprego, com a intenção de que este chegue ao beneficiário logo no mês seguinte àquele em que perdeu o emprego, apurou o Diário Económico.

A ideia é encurtar o período de tempo que decorre entre a perda de emprego e o pagamento da primeira prestação de desemprego, que hoje pode chegar a alguns meses. Por outro lado, o Executivo também está a estudar a possibilidade de definir uma data fixa para o pagamento destas prestações, sabe o Diário Económico.

Numa nota enviada aos parceiros sociais, e que será discutida hoje, o Ministério da Solidariedade e da Segurança Social também mostra a intenção de melhorar o atendimento e de diminuir "os valores indevidamente pagos". E para isso, conta avançar para uma solução relativamente à "fixação da data de pagamento das prestações sociais", à "realização de um único processamento por subsistema" e ainda "ao pagamento referente a um dado período de desemprego ser processado no mês imediatamente seguinte".